Iniciativas

Carlos Parreiras | Valeu a pena!

Carlos Parreiras | Valeu a pena!

Podia dizer que o percurso que trilhei enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Pero Pinheiro (1994-2011) atingiu a maioridade, na medida em que foram 18 os anos em que o vivi, senti e exerci.

Fernando Seara | Poder Local - A minha visão

Fernando Seara | Poder Local - A minha visão

Alexis de Tocqueville escreveu em 1840 que “de todas as liberdades a que se encontra mais exposta às invasões do poder é a liberdade das comunas, que é tão difícil de conquistar e é, contudo, nas comunas que reside a força dos povos livres”. Conhecemos bem, também em Sintra, a tradição histórica da autonomia municipal que Alexandre Herculano enalteceu ao escrever que “assembleia de todos os vizinhos, que reunia periodicamente em cada comunidade de homens livres, ao sabor dos assuntos a resolver“ e que semanticamente se designava como o “concillium”.

José Estrela Duarte | 40 Anos de Poder Local Democrático

José Estrela Duarte | 40 Anos de Poder Local Democrático

Não há palavras que expressem devidamente a profundidade desta revolução democrática, só a realidade responde às alterações então havidas, entre um ato meramente administrativo realizado pelo antigo regime do estado novo, e eleições populares, onde os candidatos são eleitos pelas suas populações e que reconhecidos ou não, estão sempre mais perto e respondem aos eleitores diretamente, por atos e obras, e politicamente serão julgados pelos eleitores intervenientes.

Alfredo Soares | Colares e os 40 Anos do Poder Local Democrático

Alfredo Soares | Colares e os 40 Anos do Poder Local Democrático

A Liberdade, devolvida aos portugueses pela Revolução de 25 de Abril de 1974, veio transformar por completo todo o país, com particular destaque para os actos eleitorais onde o povo, até então confinado a um partido único, passou a poder escolher livremente os seus governantes.

Sebastião Antunes | O Poder da Vontade

Sebastião Antunes | O Poder da Vontade

O que posso dizer sobre a Revolução de Abril de 1974, é que a melhor coisa que nos deixou foi a descentralização do poder democrático. É de uma dimensão enorme, difícil de contabilizar, o progresso e a evolução social, económica e cultural despontada pelos municípios e freguesias em todo o território português. E eu, no meu percurso já longo de vida, tive a sorte de viver e partilhar um dos períodos mais ricos e entusiasmantes de toda a política nacional.

Morada:
Palácio de Valenças
Rua Visconde de Monserrate,
2710-591 Sintra


*Este website não é suportado pelo Internet Explorer

Telefone: + 351 21 923 6901/02/04

E-mail: ams@cm-sintra.pt

logotipo
Image