Iniciativas

Carlos Parreiras | Valeu a pena!

Podia dizer que o percurso que trilhei enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Pero Pinheiro (1994-2011) atingiu a maioridade, na medida em que foram 18 os anos em que o vivi, senti e exerci.
Criada em março de 1988, por desanexação da Freguesia de Montelavar e em resultado do forte querer de um grupo de cidadãos denominado “Movimento para a Criação da Freguesia de Pero Pinheiro”, a Freguesia que agora integra uma União de Freguesias, fruto da recente reorganização administrativa que o determinou, viveu ao longo de 25 anos a pujança só possível pela soma de muitas vontades e por uma cumplicidade que é bem o apanágio da democratização do poder local.
No ano em que se cumprem 40 anos do Poder Local Democrático, louva-se a oportunidade suscitada pela Assembleia Municipal de Sintra para fomentar a partilha daquilo que foi a viagem feita por aqueles a quem foi confiada tal tarefa pelos que os elegeram para, investindo no bem-estar colectivo, afirmar o supremo valor da legitimidade e da democracia.
E foi assim que sempre concebemos o cargo enquanto estivemos Presidente da Junta de Freguesia de Pero Pinheiro.
Aquilo que se concretizou foi fruto daquilo que, em conjunto com a população, se sonhou e ambicionou.
As áreas em que intervimos e a prioridade dada a cada uma delas, impuseram-se pela vontade geral, que quisemos interpretar. Não que não nos reservássemos a possibilidade de, por nossa iniciativa, propor e defender aquilo que acreditávamos ser melhor para a nossa terra. Mas sempre numa lógica inclusiva, trazendo as pessoas para os projectos, envolvendo-as, colhendo os seus contributos e com o verbo conjugar a assumir papel principal.
Quisemos muito e o tamanho desse querer levou-nos a procurar, com humildade mas com determinação, a batalhar por cada conquista, por cada benfeitoria, chamando para cada causa quem connosco podia dar-lhe materialização.
Temos para nós que quando se acredita, insiste-se… uma vez e outra… até que nos oiçam e nos ajudem a dar corpo ao que nos ia na alma.
Com especificidades muito próprias, as localidades que integram a Freguesia, souberam, ao longo do seu tempo, experimentar o verdadeiro sentido da comunidade, de parte de um todo. Com tudo o que tal inclui e de que os bairrismos e rivalidades sãs fazem parte, como parcelas de uma conta de somar.
Isso foi também aquilo que a nossa prática procurou imprimir.
Quando um melhoramento tem lugar, ganham todos, não apenas os que lá vivem, mas aqueles que lá passam ou procuram a localidade em lazer ou trabalho.
Tudo tem um tempo e um modo e procurar que a nossa gestão se visse temperada de sensatez e oportunidade, foi um desafio que tentámos prosseguir e alcançar. Ouvindo, ou melhor, escutando, avaliando, reflectindo e traçando objectivos, para o melhor destino de uma terra a que pertenço e que sempre senti, com orgulho, que é parte de mim.
É esta cumplicidade, é esta ligação, é este muito querer à terra que tornam distintiva a acção autárquica.
Fiz o melhor que pude e soube. E esses são os verdadeiros marcos da marca que quis deixar.

CARLOS PARREIRAS Fernandes
Nasceu a 16 de Dezembro de 1949, em Pêro Pinheiro (Sintra).
Possui uma extensa experiência profissional no sector automóvel e cimenteiro, tendo desempenhado vários cargos de gestão e direcção.
A nível político exerceu várias funções, destacando-se as de Presidente da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro e de deputado municipal, de 1994 a 2011.
Na área do desporto ocupou também várias posições, de atleta a chefe do Departamento de Futebol, passando pela Presidência do Conselho Fiscal, sempre no clube do seu coração, o Clube Atlético de Pêro Pinheiro.
Foi agraciado com a Cruz Vermelha de Mérito pela Cruz Vermelha Portuguesa, pela Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro com o título de Cidadão Honorário e pela Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Mérito Municipal Primeiro Grau Ouro.
Actualmente é Vereador e coordenador do Movimento Sintrenses com Marco Almeida.

Morada:
Palácio de Valenças