Iniciativas

Deputados Municipais visitaram Património de Sintra

Pena, Chalet da Condessa e Castelo dos Mouros, uma visita às jóias do nosso Património
A manhã do dia 7 de Fevereiro, apesar das baixas temperaturas próprias da época, apresentou-se clara e luminosa durante toda visita que os deputados municipais efectuaram ao Chalet da Condessa, ao Parque e Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, numa organização da Assembleia Municipal de Sintra e a convite da empresa Parques de Sintra – Monte da Lua.
Os cerca de trinta participantes foram recebidos pelo Dr. João Lacerda Tavares, membro da administração daquela empresa, junto ao Chalet da Condessa, onde se efectuou uma visita guiada àquele singelo monumento, recentemente recuperado após ter sofrido um grave incêndio em 1999, e que é hoje um modelo de restauro de património a nível internacional.
Seguiu-se uma breve apresentação da empresa, desta feita no espaço da Abegoaria – também restaurado há pouco tempo –, com particular enfoque no seu crescimento, na sua sustentabilidade e nos múltiplos projectos concretizados e a concretizar. Depois de uma breve visita às instalações e de uma pausa para café, o grupo seguiu em direcção ao Palácio da Pena, deslocando-se sempre em veículos amigos do ambiente.
No Palácio da Pena, foram recebidos pelo director daquele emblemático monumento que, de uma forma cativante e elucidativa, efectuou uma visita guiada a todo aquele mágico palácio, expoente máximo do Romantismo em Portugal e recentemente considerado o mais belo da Europa
O itinerário da visita terminou no Castelo dos Mouros. As obras de consolidação das muralhas, a criação de estruturas de apoio e, muito particularmente, a possibilidade de hoje vermos o resultado das escavações arqueológicas efectuadas naquele lugar ancestral, foram motivos de interesse para os visitantes.
 No final, todos eram unânimes quanto ao resultado da iniciativa, acrescentando conhecimento cultural e patrimonial, mas também sobre o trabalho efectuado pela empresa Parques de Sintra – Monte da Lua, gestora de grande parte do nosso património.

Morada:
Palácio de Valenças