ico-filme1-
left-pmundial1

Grupos Políticos Municipais

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Calendário de reuniões

loader

Deputados Municipais visitam NewsMuseum

nmweb1

No passado sábado, dia 22 de abril, o NewsMuseum recebeu a visita de um conjunto de Deputados Municipais que ali foram conhecer, de forma mais detalhada e com o acompanhamento técnico de uma representante deste museu, aquele que é um dos mais recentes polos de atração cultural no nosso Concelho.

Dedicado à História e evolução dos “media”, Jornalismo e Comunicação de massas em geral, foi com manifesto agrado que o grupo de Deputados Municipais percorreu as diversas áreas deste museu, desde a sala dos “Duelos” (com as evocações de debates históricos entre Nixon e Kennedy ou Mário Soares e Álvaro Cunhal), passando pela reconstituição do pequeno estúdio do Rádio Clube Português onde Joaquim Furtado se tornou uma das vozes marcantes da Revolução do 25 de Abril, até ao grandioso “lounge”, “a jóia da coroa tecnológica”, onde são apresentados conteúdos num "tablet" gigante (67 m2) e, em cada 30 minutos, é exibida uma apresentação vídeo sobre os episódios mais marcantes dos últimos 100 anos contados pelos Media portugueses.

 nmweb22

Deputados Municipais visitam a Quinta Nova da Assunção e a Quinta da Fidalga

 IMG 0008

Na manhã de sábado, dia 18 de Março, a Assembleia Municipal organizou mais uma das suas visitas culturais destinadas aos deputados municipais. Desta vez, fomos conhecer melhor duas das mais belas quintas do nosso território, a Quinta Nova da Assunção em Belas, e a Quinta da Fidalga em Agualva, ambas propriedade do Município.

 IMG 9999   IMG 9978

 A Quinta Nova da Assunção, em Belas, foi construída por João Maria da Silva Rego por volta de 1860 e constitui um belo exemplar da arquitectura e do gosto oitocentista. A propriedade, simultaneamente de lazer e rural, estende-se por mais de quarenta hectares onde não faltam recantos, painéis de azulejos, casa de chá, miradouro e muitos outros motivos de interesse.

A Quinta da Fidalga, em Agualva, começou a ser construída em 1722 por José Ramos da Silva, homem de grandes posses que havia arrecadado no Brasil.

Em 1726 edifica a Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo, nome pelo qual era conhecida a quinta na época. Pai de um dos vultos maiores da cultura nacional, Matias Aires, terá sido aqui que o grande filósofo escreveu a sua obra Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens, entre outras.

 Em 1830, a quinta é vendida ao Conde da Mesquitela, Bartolomeu Costa Macedo, que casa, aos setenta anos de idade, com a jovem Dona Maria do Ó Osório de Castro, conhecida e tratada pelo povo da localidade como a “Fidalga”, nome pelo qual ainda hoje se reconhece a famosa quinta.

 

Visita Temática | (Re)descobrir a Quinta da Regaleira

IMG 3812

No âmbito do ciclo de visitas temáticas ao Património do Concelho, a Assembleia Municipal de Sintra, em articulação com a Fundação Cultursintra, promoveu no dia 23 de maio, sábado, uma visita temática à Quinta da Regaleira.

Continuar...

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014