Iniciativas

Assembleia Municipal revisitou Sintra queirosiana

Assembleia Municipal revisitou Sintra queirosiana
Na passada manhã de sábado, 18 de Abril, os deputados municipais, familiares e amigos fizeram uma visita queirosiana à vila de Sintra, percorrendo o centro histórico e terminando em Seteais, numa recriação dos passos das personagens de Os Maias, romance publicado em 1888 por Eça de Queirós e uma das obras máximas da Literatura Portuguesa.
A visita foi conduzida pelo historiador João Rodil, autor do livro Sintra na Obra de Eça de Queirós, entre outros. Uma manhã muito agradável, onde a Sintra actual se fundiu com a Sintra de oitocentos, através do olhar perspicaz do grande romancista.
O maestro embasbacou. No vão do arco, como dentro de uma pesada moldura de pedra, brilhava, à luz rica da tarde, um quadro maravilhoso, de uma composição quase fantástica, como a ilustração de uma bela lenda de cavalaria e de amor. Era no primeiro plano o terreiro, deserto e verdejando, todo salpicado de botões amarelos, ao fundo, o renque cerrado de antigas árvores, com hera nos troncos, fazendo ao longo da grade uma muralha de folhagem reluzente; e, emergindo abruptamente dessa copada linha de bosque assoalhado, subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo do céu azul-claro, o cume airoso da serra, toda cor de violeta-escura, coroada pelo Palácio da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro…”

Eça de Queirós
Os Maias

Morada:
Palácio de Valenças
Rua Visconde de Monserrate,
2710-591 Sintra


*Este website não é suportado pelo Internet Explorer

Telefone: + 351 21 923 6901/02/04

E-mail: ams@cm-sintra.pt

logotipo
Image