ico-filme1-

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

"Cuidar Aqui a Terra inteira" | Assembleia Municipal Jovem apresenta propostas

AMJ 1

Realizou-se, no dia 1 de Junho 2017, no Auditório Nossa Senhora da Paz – Paróquia de Rio de Mouro, a sessão final da quinta edição da Assembleia Municipal Jovem, presidida por Vítor Macias, aluno da Escola Secundária de Santa Maria – Sintra, secundado pela 1ª Secretária, Jéssica Robalo, aluna da Escola Secundária Miguel Torga – Queluz, e Margarida Pires, aluna da EB 2 3, Carlos I.

AMJ 2

Após a abertura da sessão, foram apresentadas ao executivo municipal as Recomendações finais resultantes do trabalho realizado pelos jovens deputados de três escolas do 2º e 3º ciclos e de cinco do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas sediadas no concelho, nomeadamente as Escolas Básicas Alfredo da Silva, D. Carlos I, Escultor Francisco dos Santos, Padre Alberto Neto, Colares, e as Secundárias Leal da Câmara, Miguel Torga e Santa Maria.

AMJ - 3

A temática do Projeto da AMJ para este ano letivo de 2016/2017, relacionou-se com o Ano Internacional do Entendimento Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o século XXI, tendo sido proposto aos jovens deputados Municipais que trabalhassem o tema “Cuidar Aqui a Terra Inteira”, abrindo assim um espaço de reflexão e de discussão sobre a forma como as nossas ações, enquanto indivíduos e como comunidade, influenciam a natureza e provocam impactos globais, tornando-se necessário o desenvolvimento de uma consciência coletiva, um alerta para a preservação do ambiente na urgência que temos em conservarmos o nosso planeta.

«Cuidar aqui a Terra inteira» inspirava-nos a tratarmos do nosso espaço local, da nossa rua, do nosso bairro, da nossa aldeia, com o carinho e a atenção que a Natureza nos merece. E se queremos devolver ao planeta, num futuro próximo, o ambiente saudável com que todos nós sonhamos e do qual depende a Vida, só o conseguiremos se todos, no mundo inteiro, cuidarmos do espaço natural que nos rodeia.

E, de facto, todos os alunos e alunas participantes nesta assembleia Municipal Jovem souberam encarnar este nobre espírito de salvaguarda do ambiente, de forma extraordinária e bastante assertiva, o que nos faz acreditar num futuro melhor.

A quinta edição da Assembleia Municipal Jovem conclui-se com êxito e oferece uma clara e efetiva esperança nos homens e mulheres de amanhã. Parabéns a todos os que estiveram envolvidos na organização, no acompanhamento e no desenvolvimento desta Assembleia Municipal Jovem. Às alunas e alunos, em particular, pela forma entusiástica e espírito de missão com que destacaram a sua participação e pela capacidade de em discutir, concertar e tomar decisões.

* Brevemente será disponibilizada galeria de imagens do evento.

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014