ico-filme1-

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Deputados Municipais visitam Palácio Nacional de Queluz

IMG 0185 3

No passado sábado, dia 1 de abril de 2017, os Deputados Municipais efetuaram uma visita ao Palácio Nacional de Queluz com o objetivo de tomar conhecimento das intervenções realizadas e dos projetos a desenvolver no âmbito da sua requalificação, efetuada pela empresa Parques de Sintra Monte da Lua, SA.

Os membros da Assembleia Municipal foram recebidos e acompanhados pelo Presidente do Conselho de Administração da PSML-SA, Dr. Manuel Baptista, e pelos Diretores Engª Vanessa Ferreira e o Engº. Nuno Oliveira.

IMG 0164     IMG 0166

Durante a visita foram explanados em pormenor os procedimentos técnico-científicos inerentes à devolução da cor azul - cor original das paredes do edifício - descritas e representadas no século XIX.

IMG 0173    IMG 0171

Foram ainda observadas e enquadradas as intervenções já elaboradas, como exemplifica a recuperação das quatro estufas do Jardim Botânico (conhecido como o jardim dos ananases, local onde foram cultivados os primeiros ananases de Portugal), e onde chegou a funcionar a Escola de Arte Equestre.

A intervenção no Jardim Botânico começou com uma investigação histórica em 2013, com um levantamento documental e iconográfico de todas as estruturas do jardim, culminando com a identificação da coleção botânica original, que foi determinante para a reposição do lago central.

IMG 0183

Os deputados municipais tomaram também conhecimento das obras de recuperação do Jardim de Malta, recuperando a estrutura e composição original enquanto jardim setecentista, devolvendo-lhe o carácter lúdico e interpretativo original.

Esta iniciativa foi precedida de uma breve incursão pelo bairro Conde Almeida Araújo (designado e adotado pelos moradores como Bairro do Chinelo); e pela Quinta Nova, localizada junto ao Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1, em Queluz.

IMG 0137

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014