ico-filme1-
left-pmundial1

Grupos Políticos Municipais

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Calendário de reuniões

loader

participar ban

Nuno Brilha Anselmo | 40 Anos de Poder Local Democrático

nuno anselmo-750

Para o Papa Francisco o verdadeiro poder, é o poder servir, ora não encontro melhor definição para aquilo que é o trabalho de um Autarca, em particular dos Presidentes de Junta de Freguesia.

Continuar...

Carlos Parreiras | Valeu a pena!

cparreiras 

Podia dizer que o percurso que trilhei enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Pero Pinheiro (1994-2011) atingiu a maioridade, na medida em que foram 18 os anos em que o vivi, senti e exerci.

Continuar...

Angelo Correia | 40 Anos de Poder Local Democrático

ams angelo-correia

Tardiamente, em 2005 fui eleito Presidente da Assembleia Municipal de Sintra.

Dez anos antes, encerrava a minha participação como deputado à Assembleia da República e que tivera lugar desde a Assembleia Constituinte.

Naquela envolvi-me nas áreas da Defesa, Segurança Interna, Economia e Finanças, Assuntos Europeus e, por último, no Poder Local e Ambiente.

Continuar...

Fernando Seara | Poder Local - A minha visão

ams seara 

Alexis de Tocqueville escreveu em 1840 que “de todas as liberdades a que se encontra mais exposta às invasões do poder é a liberdade das comunas, que é tão difícil de conquistar e é, contudo, nas comunas que reside a força dos povos livres”. Conhecemos bem, também em Sintra, a tradição histórica da autonomia municipal que Alexandre Herculano enalteceu ao escrever que “assembleia de todos os vizinhos, que reunia periodicamente em cada comunidade de homens livres, ao sabor dos assuntos a resolver“ e que semanticamente se designava como o “concillium”.

Continuar...

António Barbosa de Oliveira | Quarenta Anos de Poder Local em Sintra

barbosa-queluz 

A implantação da Republica em 5 de Outubro de 1910 permitiu eleger democraticamente os Presidentes de Junta e Câmaras Municipais.

O Estado Novo em 1926 liderado pelo Primeiro Ministro Oliveira Salazar veio suprimir as liberdades de reunião, associação e sindical, mergulhando o nosso País num inverno de ditadura com cerca de 48 anos.

Continuar...

Rui Maximiano | 40 Anos de Poder Local Democrático

ams 40anos-ruimaximiano

Ser Autarca – Estar presente na vida da comunidade

Por este ano de dois mil e dezasseis, alcançamos as quatro décadas de Poder Local Democrático, período de tempo que corresponde na sua quase totalidade à minha idade, metade dele com dedicação à vida autárquica.

Continuar...

José Estrela Duarte | 40 Anos de Poder Local Democrático

 estrela-cacem

Não há palavras que expressem devidamente a profundidade desta revolução democrática, só a realidade responde às alterações então havidas, entre um ato meramente administrativo realizado pelo antigo regime do estado novo, e eleições populares, onde os candidatos são eleitos pelas suas populações e que reconhecidos ou não, estão sempre mais perto e respondem aos eleitores diretamente, por atos e obras, e politicamente serão julgados pelos eleitores intervenientes.

Continuar...

Maria de Fátima Campos | Prova de vida da Democracia

fatima-campos

No próximo mês de dezembro cumprem-se 40 anos de um dos mais importantes passos para o Portugal democrático: a realização das primeiras eleições autárquicas.

Continuar...

Alfredo Soares | Colares e os 40 Anos do Poder Local Democrático

alfredosoares

A Liberdade, devolvida aos portugueses pela Revolução de 25 de Abril de 1974, veio transformar por completo todo o país, com particular destaque para os actos eleitorais onde o povo, até então confinado a um partido único, passou a poder escolher livremente os seus governantes.

Continuar...

Grupo Político Municipal CDS-PP | 40 Anos de Poder Local Democrático

gpm mouros

Princípio da Precaução

Após 40 anos de Democracia em Portugal, cada vez mais sentimos a importância e necessidade de avaliarmos o nosso enquadramento social e pugnarmos por uma qualificação de vida, à escala Global, quer motivados por questões económicas, quer derivado de radicalizações políticas e religiosas.

Continuar...

Sebastião Antunes | O Poder da Vontade

sebastiao-antunes

O que posso dizer sobre a Revolução de Abril de 1974, é que a melhor coisa que nos deixou foi a descentralização do poder democrático. É de uma dimensão enorme, difícil de contabilizar, o progresso e a evolução social, económica e cultural despontada pelos municípios e freguesias em todo o território português. E eu, no meu percurso já longo de vida, tive a sorte de viver e partilhar um dos períodos mais ricos e entusiasmantes de toda a política nacional.

Continuar...

José Ribeiro e Castro | O primeiro mandato do milénio

ribeiro castro dest

O pomposo título não serve outro propósito que não o de truque contemporâneo: atrair à leitura. Eleito para a Assembleia Municipal de Sintra nas eleições locais de dezembro de 2001, encabeçando a lista PSD/CDS, servi com gosto e humildade nessas funções. Já tinha sido, anteriormente, membro de Assembleia Municipal: em Odemira, terra de minha mãe e de minha avó, no mandato 1982/85; lá estou de novo, neste mandato 2013/17.

Continuar...

Teodora Freire | Testemunho de uma Mulher Autarca

teodora-freire

“A participação direta e ativa de homens e mulheres na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático, devendo a lei promover a igualdade no exercício dos direitos cívicos e políticos e a não discriminação em função do sexo no acesso a cargos políticos“.  (Artigo 109.º da Constituição da República Portuguesa).

Continuar...

Grupo Político Municipal PSD | 40 Anos de Poder Local Democrático

gpm queluz

Nesta data que vos escrevo sou membro do Grupo Político Municipal do PSD na Assembleia Municipal de Sintra, eleita nas eleições autárquicas de 2013.

Sou, por eleição dentro do meu grupo político, coordenadora da bancada.

Continuar...

Duarte Caldeira | Participar para Decidir - 40 Anos de Poder Local Democrático

duarte caldeira

SER OU NÃO SER AUTARCA …

Recorro à adaptação da famosa frase inserida no texto da peça “ A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca” de William Shakespeare (na versão em inglês To be or not to be that is the question) para identificar o dilema com que me confrontei quando, no final de 1986 e após ter sido eleito (um ano antes) como presidente da Junta da Freguesia mais populosa do país (ao tempo, Agualva-Cacém), fui convidado a dirigir um sector da empresa onde trabalhava.

Continuar...

Carta do Tenente Coronel Júlio Batista dos Santos | 40 Anos de Poder Local Democrático

coronel

Oeiras, 23 de Abril de 2016

Exmo. Sr. Dr. Domingos Quintas

Ilustre Presidente da Assembleia Municipal de Sintra

Exmo. Sr.:

Agradeço reconhecidamente a carta que V. Exa. se dignou dirigir-me, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, consubstanciada no convite para, na qualidade de ex-Presidente dessa mesma autarquia, dar o meu testemunho e relatar a experiência entretanto vivida.

Continuar...

Álvaro Garcia de Carvalho | Participar para Decidir - 40 Anos de Poder Local Democrático

web Estacao-de-Sintra 2

A revolução de 25 de Abril de 1974 é o culminar dos anseios que os Portugueses desejavam, pois abriram-se as portas da Liberdade e da Democracia, tendo o poder local uma grande importância na afirmação do regime democrático restaurado pela revolução dos cravos.

Continuar...

Grupo Politico Municipal PS | 40 Anos de Poder Local Democrático

dcc12710-0b32-4ca6-b52d-2312e462eba5

Passados 40 anos sobre a realização das primeiras eleições autárquicas é essencial refletir sobre a importância decisiva que o Poder Local Democrático teve para o nosso País.

Continuar...

António Rodrigues | Três décadas de participação na Assembleia Municipal de Sintra

vila

Em 1986 iniciei-me pela primeira vez nas lides autárquicas e logo como líder na Assembleia Municipal de Sintra das bancadas conjuntas do PSD e do CDS que tinham concorrido em coligação e com sucesso no acto eleitoral anterior.

Continuar...

Jorge Trigo | Cumpri a minha missão. O Poder Local continua!

 40-ANOS-DE-PODER-LOCAL JT

A minha primeira paixão foi Lisboa. Ali nasci e morei até 1974. A minha ligação às autarquias começou em 13 de janeiro de 1973 quando iniciei as minhas funções na Câmara Municipal de Lisboa. Depois foi o desenvolvimento de uma carreira que terminou ao fim de mais de 39 anos, com a categoria de Técnico Superior Principal.

Continuar...

Júlio Cortez Fernandes | Participar para Decidir - 40 Anos de Poder Local Democrático

Cabo-da-Roca 

Quatro décadas são muito tempo, parece que foi ontem, a revolução de 25 de Abril de 1974 permitiu mudanças profundas na sociedade portuguesa, principalmente a possibilidade da convivência democrática, e exercício pleno da cidadania.

Continuar...

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014