Grupos Políticos Municipais

ps1ppd-psd-1cds-pp1cdu1be1pan1mpt1

Calendário de reuniões

loader

Visita Temática | (Re)descobrir a Quinta da Regaleira

IMG 3812

No âmbito do ciclo de visitas temáticas ao Património do Concelho, a Assembleia Municipal de Sintra, em articulação com a Fundação Cultursintra, promoveu no dia 23 de maio, sábado, uma visita temática à Quinta da Regaleira.

Os participantes foram recebidos pelo arquiteto João Cruz Alves, Administrador Delegado da Fundação Cultursintra, na sala Renascença do Palácio da Quinta, onde se fez uma breve apresentação da Fundação e dos projectos vanguardistas, dos quais se destaca o “Regaleira Instory”, uma plataforma informática interativa e inovadora para informação em contexto museológico; o projeto de investigação “Regaleira Tropical” sobre quirópteros (morcegos) e o aguardado lançamento de uma revista sobre o Património de Sintra.

De seguida deu-se início a uma visita guiada com informação contextualizada sobre este enigmático e encantador local.

Construída no início do século XX, a Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição.

Detentor de uma fortuna prodigiosa associou ao seu singular projeto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).
Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade, bibliófilo notável, colecionador criterioso e grande filantropo, deixou impresso neste livro de pedra a visão de uma cosmologia, síntese de memória espiritual da Humanidade.

Nesta visita foi possível (re)descobrir a arquitetura e a arte do palácio, capela e demais construções cenicamente concebidas no contexto de um jardim edénico, salientando-se a predominância dos estilos neo-manuelino e renascentista. O jardim e percursos subterrâneos são revelados pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério.

Para comungar melhor com o espirito poético deste património intemporal, foi proposta uma viagem de encontro entre a natureza e uma larga programação cultural que culminou na apresentação do concerto de piano Chopin “Nocturno”, com o pianista Raúl Pinto, o Fado na voz de Isabel Moreira na Cripta da Capela e o espetáulo de teatro “Frankenstein”, pela Byfurcação teatro.

Nota: Pode aceder à programação cultural disponível na Quinta da Regaleira através do link cultursintra.pt

galeira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleiragaleira_regaleira

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017