Deputados Municipais e Autarcas visitaram a Quinta de Ribafria

ams ribafria

Na manhã de sábado, dia 19, deputados municipais e autarcas da União de Freguesias de Sintra visitaram a Quinta de Ribafria, um dos mais emblemáticos monumentos da Renascença sintrense e propriedade do Município desde 17 de Dezembro de 2002.

Com o seu magnífico solar torreado, os seus jardins, terreiros agrícolas e um dos bosques autóctones mais bem preservados de Sintra, a Quinta da Torre de Ribafria era propriedade de Gaspar Gonçalves, porteiro-mor de D. Manuel I que o encarregou de dirigir e supervisionar as obras do Paço Real de Sintra. Depois da morte deste monarca, serviu D. João III como camareiro do rei que, em 1541, lhe concedeu Carta de Armas e nomeou-o alcaide-mor de Sintra. Nascia, assim, a primeira família nobre de origem sintrense, os Ribafria.

Muitos foram os homens e mulheres célebres desta linhagem. Mas um deles destacou-se na História de Portugal: André de Albuquerque Ribafria, comandante das tropas portuguesas durante a Guerra da Restauração e que morreu, de forma heroica, na batalha das Linhas de Elvas, em 1659, depois de ter vencido as tropas inimigas.

A Quinta de Ribafria sofreu várias etapas de obras, a mais importante das quais no tempo de Jorge de Mello que, em 1959, comprou as partes da Ribafria que tinham calhado aos seus primos e irmãos em herança e contrata o arquiteto Vasco Regaleira para fazer obras no solar, onde a família Mello viveu até 1974. Em 1988, o Instituto Progresso Social e Democracia Francisco Sá Carneiro adquire a Quinta, até que, em 2002, ela entre para a posse do Município de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra está a preparar um projeto de intervenção por forma a tornar este emblemático monumento acessível a todos os amantes do Património Cultural.

A Quinta de Ribafria, a necessitar de obras de restauro e de manutenção, apresenta uma magia muito própria, pela dignidade do seu palácio, o bucólico dos seus jardins e a frescura dos seus bosques.

visita_ribafriavisita_ribafriavisita_ribafriavisita_ribafriavisita_ribafriavisita_ribafria