Casa-Museu Atelier Anjos Teixeira comemora 30 anos

teixeira

Situado no vale cavado do Rio do Porto, mesmo abaixo da Volta do Duche, este museu alberga as obras de dois dos mais proeminentes escultores nacionais, Artur Anjos Teixeira (1880-1935) e Pedro Anjos Teixeira (1908-1997), cujas obras – para além das conservadas no museu – se espalham por todo o país.

Em Setembro de 1974, Pedro Anjos Teixeira, legou oficialmente à Câmara Municipal de Sintra, todo o seu espólio e uma parte das obras de seu pai (Artur Anjos Teixeira), bem como algumas obras de outros artistas. Em 1982, a casa entra em obras de restauro e ampliação e, a 26 de Outubro de 1985, o museu abre definitivamente a público.

Algumas das esculturas de Pedro Anjos Teixeira são hoje verdadeiras peças emblemáticas do nosso concelho, como são o caso, apenas a título de exemplo, o monumento ao Trabalhador Rural em São João das Lampas, ou o monumento ao Professor Primário no Cacém.

Mas a influência artística e social destes dois escultores ultrapassa, em muito, as suas esculturas. Sobretudo Pedro Anjos Teixeira foi um elemento preponderante no movimento neo-realista português. Foi severamente perseguido pela PIDE, ao ponto de, em 1959, se ter auto-exilado no Funchal, onde deixou uma vasta obra.

teixeira 2