Hóckey Club de Sintra | 75 Anos de História e de Glória

11885039 1018436754862538 5985613746579472530 o

Em plena Segunda Guerra Mundial, mais precisamente a 30 de Agosto de 1940, nascia um dos clubes desportivos de maior relevo do concelho e do país: o Hóckey Club de Sintra.

Graças ao empenho e entusiasmo de alguns sintrenses, depressa granjeou a simpatia e a adesão das massas e, logo em 1945, conquista o seu primeiro troféu ao vencer a Taça de Honra da APL. A partir daí, o Hóckey de Sintra encetou uma vertiginosa ascensão no panorama desportivo nacional e internacional, atingindo uma rara e excepcional qualidade no hóquei praticado. Entre os inúmeros troféus que conquistou, destaque para os quatro campeonatos nacionais e o difícil e apetecível Torneio Internacional de Montreux, em 1951.

Muitos são os nomes sonantes de atletas do Hóckey de Sintra que representaram Portugal ao integrarem a Selecção Nacional e que se sagraram campeões do Mundo. Rui Faria, Edgar, António Raio, Cipriano Santos, Victor Domingos, Pompílio Silvestre e tantos outros, são hoje nomes consagrados no panteão nacional do hóquei em patins.

Mas, durante os 75 anos da sua existência, o Hóckey Club de Sintra foi também um grande embaixador do nosso concelho, promovendo e representando Sintra aquém e além fronteiras, com a dignidade e a eficácia que só os grandes clubes podem ter. A viver um momento difícil da sua História, nestas suas bodas de diamante, os seus associados, amigos, atletas e dirigentes saberão, por certo, ultrapassar essas barreiras e, com a ajuda e o apoio de todos os sintrenses, irão devolver ao Hóckey de Sintra a grandeza de outros tempos.

Parabéns Hóckey Club de Sintra!

Foto: Hóckey Club de Sintra