500 Anos do Foral Manuelino de Sintra

foral ams

A 29 de Outubro, Sintra comemora os 500 anos do Foral Manuelino, também conhecido como foral novo, ou de leitura nova, atribuído por D. Manuel I em 1514.

Este documento assume particular relevância para a história do município.

Na realidade foi uma actualização do foral outorgado por Dom Afonso Henriques a 9 de Janeiro de 1154. Trata-se de um documento fulcral na medida em que regulava a vida jurídica, administrativa, económica e social dos habitantes de Sintra no século XVI e seguintes.

Os forais medievais redigidos em latim e com um tipo de letra de árdua leitura revelavam-se de difícil interpretação pelos oficiais das Câmaras.

De facto, este é um ano importante para a história da municipalidade sintrense, já que, a 9 de Janeiro, se comemorou os 860 anos da origem do concelho e agora, a 29 de Outubro, se assinalam os 500 anos do foral manuelino, documento inteiramente restaurado e que merece ser apreciado.