ico-filme1-
left-pmundial1

Grupos Políticos Municipais

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Calendário de reuniões

loader

140º Aniversário do nascimento de Leal da Câmara (1876-2016)

leal 1

Tomás Júlio Leal da Câmara nasce a 30 de novembro de 1876, em Pangim (Nova Goa). Sob a tutela materna e por força das circunstâncias é em Portugal que se forma como homem e como cidadão rebelde em clara oposição à monarquia, uma causa que eternizou a partir do seu singular talento e inteligência. A caricatura tornou-se no símbolo maior da sua grandeza intelectual.

Continuar...

5 de junho, Dia Mundial do Ambiente - A Terra é a nossa única Casa

 regeneração ambiental do planeta

Celebra-se hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, uma jornada promovida desde 1972 pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente visando a sensibilização global, de todos e cada um de nós, para as questões essenciais relacionadas com a proteção do meio ambiente e das suas consequências sobre a qualidade de vida das populações e da própria sobrevivência do planeta.

Continuar...

Vergílio Ferreira – 100 Anos do seu Nascimento

Vergilio-Ferreira-em-Fontanelas-web

Vergílio Ferreira nasceu a 28 de Janeiro, em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, no ano de 1916. Assinalam-se, portanto, os cem anos do seu nascimento e Sintra, como sua terra adoptiva, não podia deixar passar em claro esta importante data.

Continuar...

Grande Incêndio da Serra de Sintra - 6 a 12 de setembro de 1966

tapada saldanha1

50 anos na memória e no coração dos sintrenses

A 6 de setembro de 1966, sensivelmente por volta do meio-dia, eclode aquele que viria a tornar-se no maior incêndio florestal de que há registo na serra de Sintra.

O “grande fogo da serra de Sintra”, como ficou eternizado, irrompe na Quinta da Penha Longa e adquire rapidamente dimensões incontroláveis, favorecido pelas elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.

Continuar...

160 Anos da Integração de Colares e Belas no Concelho de Sintra

 efemeride-18-12

Durante o 21º Governo da Monarquia Constitucional (1851-1856), presidido pelo Duque de Saldanha e que contou com a participação empenhada e renovadora de homens como Rodrigo da Fonseca ou Fontes Pereira de Melo, entre outros, o país conheceu um dos períodos de maior evolução e modernização do século XIX.

Continuar...

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014