Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto e este ano é subordinado ao tema “Jovens Construindo a Paz”.
O Municipio associa-se às comemorações e lança o desafio a todos para participarem na construção de uma grande escultura humana do símbolo da paz.
Tomás Júlio Leal da Câmara nasce a 30 de novembro de 1876, em Pangim (Nova Goa). Sob a tutela materna e por força das circunstâncias é em Portugal que se forma como homem e como cidadão rebelde em clara oposição à monarquia, uma causa que eternizou a partir do seu singular talento e inteligência. A caricatura tornou-se no símbolo maior da sua grandeza intelectual.
50 anos na memória e no coração dos sintrenses
A 6 de setembro de 1966, sensivelmente por volta do meio-dia, eclode aquele que viria a tornar-se no maior incêndio florestal de que há registo na serra de Sintra.
O “grande fogo da serra de Sintra”, como ficou eternizado, irrompe na Quinta da Penha Longa e adquire rapidamente dimensões incontroláveis, favorecido pelas elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.
Celebra-se hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, uma jornada promovida desde 1972 pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente visando a sensibilização global, de todos e cada um de nós, para as questões essenciais relacionadas com a proteção do meio ambiente e das suas consequências sobre a qualidade de vida das populações e da própria sobrevivência do planeta.
Vergílio Ferreira nasceu a 28 de Janeiro, em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, no ano de 1916. Assinalam-se, portanto, os cem anos do seu nascimento e Sintra, como sua terra adoptiva, não podia deixar passar em claro esta importante data.