ico-filme1-
left-pmundial1

Grupos Políticos Municipais

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Calendário de reuniões

loader

140º Aniversário do nascimento de Leal da Câmara (1876-2016)

leal 1

Tomás Júlio Leal da Câmara nasce a 30 de novembro de 1876, em Pangim (Nova Goa). Sob a tutela materna e por força das circunstâncias é em Portugal que se forma como homem e como cidadão rebelde em clara oposição à monarquia, uma causa que eternizou a partir do seu singular talento e inteligência. A caricatura tornou-se no símbolo maior da sua grandeza intelectual.

Continuar...

Grande Incêndio da Serra de Sintra - 6 a 12 de setembro de 1966

tapada saldanha1

50 anos na memória e no coração dos sintrenses

A 6 de setembro de 1966, sensivelmente por volta do meio-dia, eclode aquele que viria a tornar-se no maior incêndio florestal de que há registo na serra de Sintra.

O “grande fogo da serra de Sintra”, como ficou eternizado, irrompe na Quinta da Penha Longa e adquire rapidamente dimensões incontroláveis, favorecido pelas elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.

Continuar...

160 Anos da Integração de Colares e Belas no Concelho de Sintra

 efemeride-18-12

Durante o 21º Governo da Monarquia Constitucional (1851-1856), presidido pelo Duque de Saldanha e que contou com a participação empenhada e renovadora de homens como Rodrigo da Fonseca ou Fontes Pereira de Melo, entre outros, o país conheceu um dos períodos de maior evolução e modernização do século XIX.

Continuar...

Vergílio Ferreira – 100 Anos do seu Nascimento

Vergilio-Ferreira-em-Fontanelas-web

Vergílio Ferreira nasceu a 28 de Janeiro, em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, no ano de 1916. Assinalam-se, portanto, os cem anos do seu nascimento e Sintra, como sua terra adoptiva, não podia deixar passar em claro esta importante data.

Continuar...

Casa-Museu Atelier Anjos Teixeira comemora 30 anos

teixeira

Situado no vale cavado do Rio do Porto, mesmo abaixo da Volta do Duche, este museu alberga as obras de dois dos mais proeminentes escultores nacionais, Artur Anjos Teixeira (1880-1935) e Pedro Anjos Teixeira (1908-1997), cujas obras – para além das conservadas no museu – se espalham por todo o país.

Continuar...

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014