AMJ | Jovens Deputados Municipais apresentam publicamente as suas propostas de recomendação

ams-jovem-queluz

O projeto Assembleia Municipal Jovem 2014/2015 culminou na sessão final realizada no dia 1 de junho, pelas 19H00, na Sala de Espelhos do Palácio Nacional de Queluz.

Nesta sessão os alunos dos agrupamentos de escolas participantes no projeto tiveram a oportunidade de apresentar ao executivo municipal as propostas de recomendação que elaboraram durante o presente ano letivo, com a colaboração dos professores-coordenadores e dos deputados tutores, e que foram debatidas e aprovadas nas sessões preparatórias.

Estas duas propostas de recomendação (uma do ensino básico e outra do ensino secundário) resultaram da aglutinação das medidas constantes das propostas elaboradas por cada uma das escolas participantes.

A condução dos trabalhos esteve a cargo da Mesa da Assembleia Municipal Jovem, constituída pelo Presidente, Luis Rosário, da Escola Secundária de Mem Martins;  pela 1ª Secretária, Mery Caculo, da Escola Secundária Leal da Câmara; e pela 2ª Secretária, Andreia Henriques, da Escola Básica Prof. Agostinho da Silva, eleitos em lista única no inicio da sessão.

As propostas de recomendação abordaram diversas temáticas, nomeadamente, o bem-estar animal, manuais escolares, espaços verdes, criação/requalificação de espaços públicos, mobilidade, cultura e desporto, entre outras.

Após a apresentação das propostas o executivo municipal relevou as medidas elencadas, tendo prestado os primeiros esclarecimentos às bancadas escolares.

A sessão terminou com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Sintra que enalteceu o envolvimento e participação dos jovens deputados nos problemas da comunidade onde estão inseridos, e relevou a capacidade de sintetização das ideias a forma democrática e sábia como conseguiram escolher e votar os projectos finais, fazendo-nos acreditar que teremos em Sintra cidadãos mais bem preparados para exercerem uma cidadania consciente e responsável.

A sessão, na qual marcaram presença vereadores, eleitos da Assembleia Municipal e juntas de freguesia, diretores dos Agrupamentos de Escolas, professores e pais, ficou ainda assinalada  simbolicamente com a  entrega de certificados de participação a todos os alunos e professores-coordenadores participantes nesta edição do projeto Assembleia Municipal Jovem.

Recomendações: