Alunos de Sintra debateram " o que queremos para a nossa cidade", numa perspetiva europeia

ams-jovem 04

Alunos de Sintra apresentaram, na última sexta-feira, propostas de recomendação sobre o tema “ O que queremos para a nossa cidade" e debateram a perspetiva Europeia, numa iniciativa  inserida no âmbito do projeto da Assembleia Municipal Jovem, realizada no auditório da Escola Secundária Santa Maria em Sintra.

O presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Domingos Quintas, fez a abertura do evento e explanou as linhas gerais do projeto.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, ressalvou a importância desta iniciativa junto dos mais jovens que “ assim estão a contribuir para a cidadania” e a “contribuir para fazer política e o serviço público que deve ser feito na política”.

Os alunos de sete Agrupamentos de Escolas apresentaram propostas enquadradas nos eixos estratégicos da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM) - em fase de discussão pública-, em especial assuntos relacionados com ambiente, cultura, educação e proteção dos animais.

Para a Eurodeputada, Ana Gomes, as propostas apresentadas “mostram preocupação com aspetos essenciais da vida quotidiana dos jovens e dos cidadãos”, acrescentando ainda que “estão bem fundamentadas com sustentabilidade financeira, um dos pontos essenciais quando se quer realizar um projeto”.

O eurodeputado, Carlos Coelho, salientou o trabalho realizado pelos alunos especialmente “por demonstrarem conhecimento da realidade na construção das propostas que apresentam”. Apelou ainda a participação cívica dos jovens em Portugal e nas instâncias europeias:“vocês têm direito a participar e só assim exercem a vossa cidadania”.

A vice-presidente da Câmara de Estrasburgo também esteve presente na iniciativa e elogiou a qualidade das propostas expostas pelos jovens estudantes do Município de Sintra, enquadrando algumas na realidade da Alsácia.

Depois de analisadas e comentadas todas as propostas, os jovens colocaram questões aos convidados sobre vários temas da atualidade europeia.

A sessão foi conduzida e moderada pela jornalista Fernanda Gabriel.