Grupos Políticos Municipais

ps1ppd-psd-1cds-pp1cdu1be1pan1mpt1

Calendário de reuniões

loader

Grupo Politico Municipal PS | 40 Anos de Poder Local Democrático

dcc12710-0b32-4ca6-b52d-2312e462eba5

Passados 40 anos sobre a realização das primeiras eleições autárquicas é essencial refletir sobre a importância decisiva que o Poder Local Democrático teve para o nosso País.

Com efeito, a par da implementação do Sistema Nacional de Saúde e da expansão do Ensino Público, não temos dúvidas em afirmar que o estabelecimento do Poder Local Autárquico foi determinante para a melhoria da qualidade de vida dos Portugueses e para o reforço do Portugal livre e democrático que resultou da revolução de Abril.

Determinante, pela abertura à participação de todos e pelo envolvimento popular na gestão do território, na discussão das soluções, na exigência de melhorias e na criação de novos protagonistas interessados no serviço público.

Determinante porque teve como pilares fundamentais a descentralização, a autonomia administrativa e financeira e a justa repartição dos fundos públicos, no sentido de corrigir desigualdades flagrantes que se arrastavam há décadas.

Determinante porque concedeu o direito de cada comunidade poder expressar-se e exercer um governo próprio face aos desafios e opções coletivas que considere essenciais.

Ontem (como hoje) os autarcas do Partido Socialista contribuíram decisivamente para a afirmação e a dignificação do poder Local e para o desenvolvimento dos territórios, quer enquanto responsáveis pela gestão dos mesmos, quer enquanto oposição responsável e capaz de, em cada momento, colocar exclusivamente os interesses dos munícipes acima de quaisquer outros.

Também no Concelho de Sintra o PS se orgulha do seu contributo para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida no nosso território, sempre numa postura de grande abertura às instituições e aos diversos agentes locais, de escuta ativa dos munícipes e de recetividade a sugestões, exigências ou anseios das populações, no sentido de um desenvolvimento integrado e de uma total transparência na gestão da “res publica”.

Tal como há 40 anos atrás, o Partido Socialista e os seus autarcas continuam empenhados em contribuir para o reforço das conquistas de Abril, com especial incidência nas conquistas sociais fundamentais, para que estas sejam aperfeiçoadas e melhoradas, mas, de forma alguma, postas em causa.

Continuamos a lutar por um Município e por Freguesias onde dê gosto viver e onde os cidadãos sejam ouvidos, envolvidos nas decisões sobre o seu futuro coletivo e possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão local.

Nesse sentido, estamos abertos (como sempre estivemos) ao diálogo com as comunidades e com todas as outras forças políticas para procurar consensos sobre questões relevantes para a vida coletiva das populações, porque acreditamos que devemos contribuir para resolver os problemas e não para os criar ou procurar retirar dividendos políticos dos mesmos.

Há quarenta anos atrás, com a realização das primeiras eleições autárquicas, os desafios (e oportunidades) apenas se iniciaram. O Poder Local tem, ainda, uma larga margem para se reforçar e consolidar – mas tal só será possível se, a mais responsabilidades (que não enjeitamos), corresponderem também mais recursos para lhes responder com a qualidade que os fregueses e munícipes exigem. As mulheres e os homens eleitos nas listas do Partido Socialista, em Sintra, seja para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal ou Juntas de Freguesia, estão bem conscientes das suas responsabilidades e a palavra de ordem, quarenta anos depois, continua a ser a mesma: dar o seu melhor ao serviço de Sintra e dos Sintrenses.

O GRUPO POLÍTICO DO PARTIDO SOCIALISTA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017