20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal CDU

20 anos 02

Em Sintra a candidatura a Património Mundial foi, desde o início, entendida não como a candidatura de um monumento ou conjunto arquitetónico mas, sempre, como a candidatura de um complexo espaço urbano imbricado num fascinante espaço natural. Espaço único de sincretismo entre património edificado e património natural.

Espaço urbano e natural repleto de capelas, igrejas e conventos; de palácios, quintas senhoriais e edifícios civis de boa qualidade arquitetónica e, nalguns casos, constituindo peças únicas do património artístico nacional. Espaço de grandes parques botânicos e de frondosas zonas de floresta. Espaço de velhos núcleos urbanos, vilas ou aldeias, que mantêm muito da sua malha e tecido edificado antigo. E, ainda, espaço de grande riqueza etnográfica e de referência obrigatória na história da cultura nacional e internacional.

Os 20 anos de elevação de Sintra a Património Mundial contêm um percurso de esforço conjunto de muitos sintrenses, do conjunto dos Diretores dos monumentos nacionais e da floresta de Sintra, de um dedicado conjunto de técnicos e outros trabalhadores municipais e, naturalmente, da autarquia municipal.

Com responsabilidades no Pelouro dos Centros Históricos, criado por sua proposta em 1985, à CDU coube importante papel na dinamização inicial do processo, servindo o Pelouro, não poucas vezes, como catalisador da necessária interação entre os diversos serviços municipais e, inclusive, entre estes e os Diretores dos monumentos nacionais

O trabalho desenvolvido no Centro Histórico de Sintra ao nível da recuperação, historicamente referenciada, do edificado, levou à criação de uma cultura de respeito pelo património e à compreensão face ao investimento envolvido. A realização dos Dias do Centro Histórico, a edição de estudos fundamentados, os elucidários, acerca da forma de intervir, a realização de conferências internacionais, foram essenciais para apontar o objetivo político de obter a classificação como Património Mundial.

A criação, em 1987, da Escola da Recuperação do Património de Sintra, igualmente por proposta e trabalho da CDU, veio possibilitar, e continua a possibilitar, a formação de um vasto conjunto de artistas e técnicos essenciais para a reabilitação e manutenção quer do património edificado, quer do património natural. Em Sintra e, um pouco, por todo o país.

A classificação de Sintra como Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural ocorreu em Dezembro de 1995. A CDU, os seus eleitos, honraram o seu compromisso com a população de Sintra e continuarão a fazê-lo para que aquela conheça, valorize, usufrua e projecte o Património Mundial da sua terra.

Grupo Político Municipal CDU