20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal CDS - PP

patrimonio - CDS

A Aposta no Desenvolvimento Sustentável

Sintra, em que as suas penhas verdejantes, as suas fontes e cascatas de águas laxativas cercadas de arvoredo luxuriante, fizeram dela o oásis do Romantismo do século XIX cujo ideal naturalista e realista veio a adentrar o século XX.

Sintra é hoje Património Mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural da Humanidade, aliás desde 6 de Dezembro de 1995, sendo muito mais que a vila romântica e o retiro burguês da elite social do século XIX.

O seu historial é vastíssimo, os seus segredos esfíngicos e onde a utopia se confunde harmoniosamente com o realismo historiográfico, antropológico e etnológico, revelando-se como o "glorioso Éden" citando Lord Byron, onde o seu conjunto único e maravilhoso em termos do património histórico e cultural interage com um património natural, que cativa todos os que aqui se deslocam e que a observam, desenham e relatam de mil uma maneiras, mas sempre revelando o seu encanto, o seu mistério e a sua magia.

Aliás, como escreveu Lord Byron em Julho de 1809 a um seu amigo "Até ao momento temos seguido a nossa rota, e visto todo o tipo de panorâmicas maravilhosas, palácios, conventos… eu não anteciparei transmitindo-lhe qualquer relato de uma maneira privada e clandestina. Devo apenas observar que a vila de Cintra, na Estremadura, é talvez a mais bela do mundo...”.

Actualmente Sintra ao comemorar 20 anos da elevação a Património Mundial apela a um novo paradigma assente num modelo de desenvolvimento sustentável, que promova a competitividade, a qualidade de vida e a coesão social e que represente a aliança entre o crescimento económico e o respeito pelo ambiente.

O CDS-PP considera que novos desígnios para Sintra passam por uma clara aposta no turismo, associado ao seu património histórico e cultural, para além no abrir “caminhos” para uma melhor e qualificada actividade empresarial, inerente à criação de riqueza, emprego, inovação e desenvolvimento.

Uma gestão autárquica moderna impele à participação dos seus munícipes, ao fomento de mecanismos de envolvimento de toda uma comunidade na tomada de decisões, por isso o CDS-PP considera que o Município de Sintra deve dar enfoque à utilização de novas ferramentas e novos instrumentos que mobilizem a sociedade sintrense em torno do desenvolvimento sustentado, não só na área confinada ao Património Mundial mas também em todo o Concelho de Sintra!

O CDS-PP lembra que existem projectos da UNESCO como o "Historic Centers towards Smart Cities", que disponibilizam fundos significativos para desenvolver e implementar uma série de tecnologias inovadoras nos domínios do ambiente, energia e transportes em cidades históricas da EU, classificados como Património Mundial da UNESCO, que promovem a competitividade, a qualidade de vida, a coesão social e a sustentabilidade.

Sustentabilidade e requalificação urbana, através da definição e implementação de uma Estratégia Municipal de Desenvolvimento Sustentável é a proposta do CDS-PP como referência estruturante da gestão municipal no que concerne ao território que compõe “Sintra – Património Mundial”, equivalendo a:

• uma requalificação urbana com novos procedimentos de planeamento e de avaliação;
  • privilegiar a eco-eficiência, enquadrando edifícios e infraestruturas municipais e particulares como “sorvedouro” de recursos endógenos;
  • melhorar de forma significativa os transportes, as acessibilidades e, consequentemente contribuir para o aumento da mobilidade e para a valorização do uso de meios de transporte não poluente, com a agregada criação de vias reservadas a este tipo de transporte;
  • gerir de uma forma sustentada os recursos naturais e proteger o riquíssimo património de Sintra;
  • incrementar a participação cívica dos jovens sintrenses, em torno de projectos inovadores e detentores de uma componente tecnológica relevante, se possível apoiados em fundos comunitários, mormente o Horizonte 2020 e o Portugal 2020.

Ao apostar no desenvolvimento económico estruturante no território de “Sintra-Património Mundial” estaremos a construir os alicerces necessários à promoção de políticas sociais como a criação de emprego, a educação, a inovação, a saúde e a segurança.

O CDS-PP acredita que com a prossecução destes objectivos estruturantes será potenciado o bem-estar da população residente e visitante, para que Sintra seja valorizada e os sintrenses forte e qualitativamente beneficiados.

Grupo Político Municipal CDS-PP