Grupos Políticos Municipais

ps1ppd-psd-1cds-pp1cdu1be1pan1mpt1

Calendário de reuniões

loader

20 Anos :: Sintra - Paisagem Cultural da Humanindade

20-anosÀs 11 horas e 5 minutos do dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido em Berlim, Sintra recebia a classificação de Património Mundial, no âmbito de uma nova categoria, criada para o efeito, como Paisagem Cultural da Humanidade.

Desde a proposta inicial, efectuada em Junho de 1988 pelo Dr. Vítor Serrão, à época director do Arquivo Histórico e da Biblioteca Municipal de Sintra, decorreram mais de sete anos, num laborioso e metódico processo, nem sempre pacífico e com vários percalços, dirigido e coordenado pelo Dr. José Cardim Ribeiro, então Chefe da Divisão Cultural da Câmara Municipal de Sintra.

Depois de entregue e imediatamente retirado, na certeza de que, nos moldes em que tinha sido apresentado não receberia o aval do Comité, foi, finalmente, levado à apreciação e aprovação na referida 19ª Sessão, realizada em Berlim. 

Para a garantia da sua elevação, muito contribuiu o trabalho político da presidente da Câmara Municipal de Sintra, a Drª. Edite Estrela, que conseguiu reunir apoios fundamentais de várias organizações, pareceres de especialistas, e efectuou uma profunda divulgação dos valores patrimoniais de Sintra, nomeadamente através dos órgãos de comunicação, tanto a nível nacional como internacional.

Passados 20 anos dessa elevação histórica, a Assembleia Municipal de Sintra está consciente de que é um tempo marcante, e muito apropriado, para se fazer um balanço da obra concretizada e de se lançar ideias e projectos rumo ao futuro. A especificidade de Sintra, onde se conjuga o património edificado, o património espiritual e literário, com o seu rico património ambiental, necessita da atenção redobrada de todas as entidades envolvidas no seu quotidiano e merece o empenho e o carinho de todos os cidadãos.

Por todas essas razões, decidiu a Assembleia Municipal de Sintra convidar um conjunto de personalidades a elaborarem um texto sobre a sua perspectiva destes 20 anos da elevação de Sintra a Património da Humanidade, e que serão publicados na página da internet da Assembleia Municipal até ao dia 6 de Dezembro, data em que, verdadeiramente, se assinala a efeméride.

Desejamos, com esta iniciativa, não só comemorar a importante classificação atribuída pela UNESCO mas, de igual modo, reunir um conjunto de interpretações e sensibilidades sobre esta matéria que sirvam de catalisador para um debate aprofundado e envolvente sobre a Paisagem Cultural de Sintra, a sua preservação, a difusão dos seus valores e o desenvolvimento futuro das suas potencialidades.

Domingos Linhares Quintas
Presidente da Assembleia Municipal de Sintra

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017