ico-filme1-
left-pmundial1

Grupos Políticos Municipais

ps1scma1ppd-psd-1cdu1be1cds-pp1

Calendário de reuniões

loader

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial

web gnr-bomb-raa1

A PROTECÇÃO CIVIL E O PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL DE SINTRA

No momento em que comemoramos o vigésimo aniversário da aprovação pela UNESCO do Património Histórico – Cultural de Sintra, agora denominada Sítio Património Mundial, o primeiro local assim classificado na Europa, todos os homens e mulheres que nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município fazem parte dos dispositivos de Protecção Civil estão orgulhosos da missão que têm cumprido na protecção desse Património.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - Texto da ex-Presidente da Câmara Municipal, Edite Estrela

20 anos 01

Vinte anos passaram. Recordo bem os preparativos, os contactos diplomáticos, a ansiedade e as emoções daquele dia 6 de dezembro de 1995. Como esquecer a alegria daquele momento único? Foi às 11 horas e 5 minutos que Sintra foi classificada como Património Mundial na categoria “Paisagem Cultural”, durante a 19ª sessão do Comité do Património Mundial da Unesco, reunido em Berlim. Foi a realização de um sonho há muito ambicionado.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal CDU

20 anos 02   

Em Sintra a candidatura a Património Mundial foi, desde o início, entendida não como a candidatura de um monumento ou conjunto arquitetónico mas, sempre, como a candidatura de um complexo espaço urbano imbricado num fascinante espaço natural. Espaço único de sincretismo entre património edificado e património natural.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - Texto do Grupo Político Municipal BE (Por Filomena Marona Beja)

20-anos 02

"Nos 20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial o Grupo Político Municipal do Bloco de Esquerda solicitou à nossa estimada amiga, a escritora Filomena Marona Beja um texto evocativo da efeméride que aqui transcrevemos".

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial -Texto do Coordenador do Gabinete do Património Mundial de Sintra, João Lacerda Tavares

543ec6d9-b6a1-44ae-88ca-9ead94b7d06f

Em 1995 uma nova classificação vem distinguir a área excepcional constituída pela serra e vila de Sintra. Naquele mês de Dezembro, há 20 anos, era apreciado com êxito o processo de candidatura junto da UNESCO iniciado por Victor Serrão em 1988 e levado a bom porto por José Cardim Ribeiro. E nesse dia 6 de Dezembro que agora celebramos, nasce a primeira classificação europeia da recente criada categoria de Sítios Património Mundial – As Paisagens Culturais.

Continuar...

A salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra – um dos mais valiosos conjuntos monumentais de Portugal e da Humanidade - António Ressano Garcia Lamas

20-anos 01

por António Ressano Garcia Lamas

Vale sempre a pena lembrar que foi em Sintra, em 1995, que a UNESCO aplicou pela primeira vez na Europa o conceito de Paisagem Cultural Património da Humanidade: o de uma paisagem excecional “resultado do trabalho da natureza e da humanidade, exprimindo uma longa e íntima relação entre povos e o seu ambiente natural”.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - Texto do ex-Presidente da Câmara Municipal, Fernando Roboredo Seara

paços

VINTE ANOS: O ESPÍRITO DA CLASSIFICAÇÃO  

Vinte anos é a combinação da esperança com a busca da serenidade. Há vinte anos foi a alegria imensa de uma justa e merecida consagração. E após um trabalho coletivo bem dedicado, rendilhado, com oportunas e atentas opções políticas. Em vinte anos, nestes vinte anos, Sintra foi descoberta por muitos e redescoberta por muitos outros.  Foi desejada e procurada. Foi encorajada e, por vezes, conscientemente armadilhada.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - Texto do empresário André Jordan

chalet 1

«O PATRIMÓNIO – O SEU VALOR NA ERA MODERNA»

Em todas as suas variantes, o Património — natural ou edificado, museológico ou imaterial — é um argumento identitário insubstituível nos sectores a que dediquei a grande parte da minha vida profissional: o Imobiliário e o Turismo. Querelas estéreis e infindáveis nos fazem perder muito tempo, energias e oportunidades quando se põe em confronto, e não em convergência, os interesses dos promotores imobiliários e dos operadores do turismo com os interesses de preservação do património.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal PS

pvila

Foi em 1992 que a UNESCO decidiu alargar as categorias do Património Mundial, tendo acrescentado a categoria de Paisagem Cultural.

Três anos depois, Sintra tinha como Presidente de Câmara a Drª Edite Estrela (PS) e foi no âmbito do seu primeiro mandato que se desenvolveu a candidatura que viria a obter sucesso e que levaria a Paisagem Cultural do nosso Concelho a ser classificada como Património Mundial no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto da Associação de Defesa do Património de Sintra

jardim

Sintra Paisagem Cultural da Humanidade (1995 - 2015)

A diversidade do Património Natural e Construído, interligando-se num todo, há muito que foi assinalada como excepcional, por quem aqui residiu e passou, ao longo de várias gerações.

Esta paisagem única foi sendo construída e aprimorada segundo o gosto e conceitos estéticos de quem nela tem habitado, aproveitando sabiamente as belezas naturais.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.

monserrate

Sintra foi o primeiro sítio Europeu inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural. O Valor Universal desta paisagem foi, então, reconhecido como constituindo uma abordagem pioneira ao paisagismo Romântico e percursora da interpretação desta nova forma de pensar noutros locais da Europa.

Continuar...

Sintra - Património Mundial - Fim da Solidão Histórica - texto de Miguel Real «Escritor, ensaísta e filósofo que reside em Sintra há várias décadas»

vila 2

A configuração histórica que a atribuição a Sintra de Património da Humanidade por parte da UNESCO revela, com justiça, o destacado destino cultural que a nossa Vila recolheu ao longo dos 800 anos de história de Portugal.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Presidente da Alagamares-Associação Cultural

20-anos1

Vinte anos depois da classificação de Sintra como Património da Humanidade, muito foi feito e muito está ainda por fazer na revitalização do património herdado e para a sua fruição por todos, nacionais e estrangeiros.

Continuar...

A “Paisagem Cultural de Sintra” Património da Humanidade sua dimensão política, estratégica e ordenadora - José Cardim Ribeiro

ams patrimonio-20anos Por: José Cardim Ribeiro

1. A “Paisagem Cultural de Sintra” situa-se no extremo ocidente europeu, na região que representava, para o Mundo Antigo, o finis terrae absoluto. No entanto, a sua privilegiada implantação a meio da fachada atlântica da Península Ibérica e muito perto dessa estrada larga e profunda que é o estuário do Tejo proporcionou-lhe também, desde cedo, funcionar como um verdadeiro axis mundi, charneira entre populações e culturas de origem setentrional e de cariz mediterrânico.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal SCMA

scma texto

SINTRA «PATRIMÓNIO MUNDIAL»

Este ano comemora-se o 20.º aniversário da classificação de Sintra como «Património Mundial» no âmbito da categoria de «Paisagem Cultural». Recorde-se que tal aconteceu às 11 horas e 5 minutos do dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19.º sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO que, naquele ano, se reuniu em Berlim, o que deixou os sintrenses e amigos de Sintra perante um reconhecimento há muito desejado.

Continuar...

20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial - texto do Grupo Politico Municipal CDS - PP

patrimonio - CDS

A Aposta no Desenvolvimento Sustentável

Sintra, em que as suas penhas verdejantes, as suas fontes e cascatas de águas laxativas cercadas de arvoredo luxuriante, fizeram dela o oásis do Romantismo do século XIX cujo ideal naturalista e realista veio a adentrar o século XX.

Sintra é hoje Património Mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural da Humanidade, aliás desde 6 de Dezembro de 1995, sendo muito mais que a vila romântica e o retiro burguês da elite social do século XIX.

Continuar...

Património Mundial - texto do Presidente da Câmara Municipal de Sintra

ribafria
Sintra assinala no próximo dia 6 de dezembro 20 anos da sua classificação como Património da Humanidade na categoria Paisagem Cultural, ocorrida durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim, e desde então encetou um percurso virtuoso no sentido da valorização da suas memórias e herança histórica internacionalmente reconhecidas.

Continuar...

20 Anos :: Sintra - Paisagem Cultural da Humanindade

20-anosÀs 11 horas e 5 minutos do dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido em Berlim, Sintra recebia a classificação de Património Mundial, no âmbito de uma nova categoria, criada para o efeito, como Paisagem Cultural da Humanidade.

Continuar...

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2014